Danieli Rodrigues

Diretora Técnica

Categorias

Você sabe a diferença entre seguro de vida para empresas e seguro de vida individual?

Semana passada publicamos uma enquete, perguntando se as pessoas conheciam a diferença entre contratar um seguro de vida para uma empresa ou contratar um seguro de vida individual.

O resultado da enquete foi o seguinte: 50% das pessoas afirmam conhecer a diferença, 22% diz não entender sobre o assunto e 28% diz que imagina a diferença, mas quer que eu fale mais!

Como houve quase um empate técnico, vou escrever sobre o assunto neste artigo, pois assim posso ajudar quem quer saber mais!

O seguro de vida contratado por uma empresa tem um nível de personalização de acordo com os anseios da mesma, pois ela pode estar atendendo uma convenção coletiva, artigos de lei ou atendendo uma necessidade específica inerente ao negócio.

Apesar de ser possível personalizar muitos itens no seguro de vida coletivo, ele não atenderá a necessidade de todos que fazem parte dele, pois cada um tem um momento de vida. Ainda, lembro que os empregadores utilizam o seguro de vida como um mecanismo de proteção para a empresa, caso o colaborador venha a falecer ou sofrer algum acidente em decorrência de suas atividades laborais.

Em relação ao custo, como a empresa divide o risco entre todos os participantes da apólice, ele tende a ser mais barato que um seguro individual, mas claro que tudo depende do número de pessoas que estão “debaixo” da apólice e o nível de coberturas contratadas.

Como dissemos anteriormente, o seguro de vida para empresas, serve como um instrumento eficiente de transferência de um risco, pois imagina um colaborador morrer ou sofrer um acidente durante o trabalho, a responsabilidade de indenizar o colaborador ou a família é da empresa.

O seguro de vida também auxilia as empresas a proteger seus sócios e acionistas ou fazer valer o plano de sucessão, pois é possível que os donos contratem um seguro de vida e definam que o beneficiário será o CNPJ.

A grande diferença para contratação de um seguro individual é efetivamente a avaliação pessoal do momento de vida de cada um. Você deve avaliar com o seu consultor de seguros o que e o quanto quer proteger da sua vida!

Mas eu tenho um seguro da minha empresa, preciso contratar outro?

Avalie detalhadamente o seguro fornecido por sua empresa e entenda se ele atende em valores e coberturas sua necessidade de vida. Se atender, ótimo! Se não atender, você pode ter um seguro de vida individual e um não invalida o outro, ou seja, em caso de sinistro, você ou sua família receberá a indenização de ambas apólices.

E aí, você sabia dessas diferenças? Conte nos comentários!

Até o próximo e fiquem seguros!

Publicado por

Compartilhe este post!

Posts Relacionados

Solicite a sua cotação agora mesmo!


Garanta o seu Seguro Cyber!

Garanta o seu Seguro Obra!