Danieli Rodrigues

Diretora Técnica

Categorias

Será que meu seguro cobre desastres naturais?

Em primeiro lugar, para falar desse assunto, quero dizer que estou bastante impactada com tudo o que ocorreu no litoral norte de São Paulo e já ajudei financeiramente algumas entidades que estão organizando doações.

Eu trabalho num setor que foi diretamente impactado e que tem ajudado muitas famílias a saírem dos locais, ou até mesmo doando alimento e água, para seus segurados e não segurados.

Segundo o Sr. Marcelo Sebastião, diretor de assistência e sinistros da Porto Seguro, a maior no segmento de veículos e residência no país, conta que até segunda feira, dia 22 já foram feitos mais de 1000 atendimentos de remoção de veículos e mais de 400 remoções de clientes através de táxi diante da tragédia ocorrida. A expectativa de todas as seguradoras é de muito trabalho ainda durante as próximas duas semanas, sendo que por hora, os atendimentos estão concentrados em automóveis, mas certamente, clientes de seguro residencial devem registrar seus sinistros nos próximos dias.

Tivemos alguns clientes e amigos que estavam em praias do litoral norte e que precisaram de assistência e agora estamos abrindo sinistros para indenizá-los de prejuízos, mas o impacto emocional dessas pessoas é inestimável. Não consigo nem explicar…

Ontem, fiz uma enquete sobre o que as pessoas gostariam de saber sobre eventos como estes em relação ao seguro e a maioria me pede para falar se o seguro cobre esses eventos.

Em resumo, no seguro de automóveis existe a cobertura básica e a cobertura compreensiva, sendo que a cobertura básica não cobre desastres naturais e a cobertura compreensiva sim, porém, sempre haverá a avaliação da seguradora para cobertura total, onde não há o pagamento de franquia ou a cobertura parcial, onde é possível o conserto do veículo com o pagamento da franquia estipulada na apólice.

Importante ressaltar que todos os segurados devem se portar como se não tivessem seguro, pois caso você esteja numa situação tranquila e resolva arriscar-se, possivelmente não terá a coebrtura. Exemplo disso: você está em casa e decide ir para o litoral norte, mesmo sabendo que está correndo um risco, ou naquele caso clássico, que o segurado está em uma via sem alagamento e decide passar pela a rua ao lado que está completamente alagada.

Para o seguro residencial, ele cobrirá basicamente incêndio, roubo e furto e explosões. Para cobertura de desastres naturais o segurado deve optar pelas coberturas de vendavais, chuvas de granizo, terremotos, etc. Importante também dizer que a cobertura de desmoronamento também é opcional.

A segunda opção da enquete mais votada, foi, pessoas querendo saber se a apólice delas cobre desastres naturais. Duas dicas:

Leia sua apólice, especialmente o quadro resumo de coberturas e veja se há a palavra Compreensiva!! Se esta cobertura estiver clara, você estará coberto.

Para o seguro residencial, recomendo o mesmo, porém no quadro resumo veja se você tem somente as coberturas básicas ou se há coberturas extras. Caso deseje contratar as coberturas opcionais, é possível endossar a sua apólice e contratar estas coberturas.

Uma dica adicional! Clica no botão do whatsapp e fale com e True!

Agora um comentário que pode ser importante que você avalie no momento da contratação do seu seguro: o Brasil é famoso, por ter poucos desastres naturais como terremos, tsunamis, furacões etc, porém com todas as alterações climáticas no mundo, infelizmente não é mais este cenário que estamos enfrentando. É necessário que, você realmente avalie a contratação de desastres naturais, pois infelizmente ainda veremos mais tragédias como estas acontecerem.

Porém como sempre digo, um bem pode ser conquistado novamente e sua vida não. Sua vida sempre em primeiro lugar!

Até o próximo e fiquem seguros!

Danieli Rodrigues – Diretora Técnica da True Consulting

Compartilhe este post!

Posts Relacionados

Solicite a sua cotação agora mesmo!


Garanta o seu Seguro Cyber!

Garanta o seu Seguro Obra!